sexta-feira, 4 de agosto de 2017

UMA OUTRA VISÃO SOBRE O MORRO DO ALECRIM

      4 de agosto de 2017


Em Caxias – MA existe o Morro do Alecrim que foi palco da Guerra da Balaiada, onde o quartel de Duque de Caxias se instalou ali e que ainda existem as ruínas do quartel, dois canhões e o busto de Duque de Caxias.

Os historiadores contam como foi a Guerra da Balaiada no Morro do Alecrim, a importância estratégica pela a escolha de Duque de Caxias do referido Morro para instalar seu Quartel e obter a vitória, pois do Morro do Alecrim era possível vigiar quem chegava e quem saía da Província. 
Seguindo esta estratégia, Duque de Caxias determinou que alguns de seus comandados seguissem quem saía da Província, porque com certeza deveria está levando mantimentos para os revoltosos.  Quando os soldados conseguiram capturar alguns desses valentes homens que levavam os mantimentos para os outros Baios, eles foram muito torturados, alguns não suportaram os castigos e morreram, os outros para não morrer também confessaram onde estavam seus camaradas. Daí em diante deu-se os massacres aos homens que defendiam suas liberdades, comércio e contra a escravidão.
Nos livros de Literaturas conta que Antônio Gonçalves Dias passeava muito no Morro do Alecrim com seus amigos, ora fica difícil acreditar que por causa de capricho de uns irá apagar essa grande História desse Patrimônio Público? Onde está os Professores de História, de Literatura, Geografia que conhece esta História que não vejo se contrapondo a este absurdo?
Verdade se diga sem medo de errar, do Governo Leonardo Coutinho foram mostrados os descasos e abandono da cidade e Fábio Gentil prometeu limpar este lugar, passou-se sete meses e não o fez, por quê? Este lado direito descendo o Morro do Alecrim é local de práticas de sexos e uso de drogas há pelo menos 35 anos e só agora é divulgado, por que não foi denunciado antes? Se perguntar as estudantes egressas do CESC/UEMA quem delas não se “arroxou” com seus namorados na referida descida, as respostas NÃO seriam bem poucas.
A Polícia Militar sabe, o Conselho Tutelar também e quando estas Entidades fazem investidas neste local,  o ambiente fica sem estas práticas irregulares por alguns dias, e mais, retirar o lixo das vias públicas é de responsabilidade do gestor de plantão e o Prefeito Fábio Gentil não está fazendo, prova é a foto que o Natanael postou.
O Governo Gentis/Marinhos usa engodo para à população não perceber sua má gestão, as “OBRAS” que o ex-prefeito fez em Caxias no último ano de seu mandato, o atual prefeito está pintando meio fios, praças, parques infantis, inaugura dizendo que fez as “obras.”
Não é rixa entre católicos e protestantes confrontando suas fé, o que se fala é que deve ser colocada a santa em outro local, pode ser no Morro do Sanharó, pois lá está esquecido pelas gestões dos últimos 20 anos e se vai gerar emprego e renda, é mais um motivo para a santa ser instalada lá, pois quem conhece os bairro do Tamarineiro, Caldeirões e adjacências sabe o quanto estes bairros necessitam de emprego e renda. Na placa não informa a fonte dos recursos, por quê?
Se todos os escritores, poetas e paisagistas caxienses tivessem do mesmo lado, esta santa seria construída em outro local, mas as tetas da viúva reluz muito aos olhos de alguns, por causa disso ficam calados, surdos, cegos...
Ô Glorioso e Todo Poderoso Deus não se esqueças de nós humildes, sem ganâncias e honrados que enfrentam os escarnecedores que fazem escárnios em nossa sociedade. 
Amém!













Nenhum comentário:

Postar um comentário