segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

ASSOCIAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS FÍSICA DE CAXIAS – ADEFIC


4 de dezembro de 2017



A Associação de Pessoas com Deficiências Físicas de Caxias – ADEFIC convidou os sócios e parentes de deficientes para uma Audiência Pública no dia 30/11/2017 às 8h00 na Sala de Reuniões do SAMU, na Avenida Getúlio Vargas, S/N – Centro, para discutir os problemas enfrentados pelos deficientes no trânsito caxiense. E para responder as reivindicações foram convidados o Secretário Adjunto de Transportes e Trânsitos de Caxias Alberto Simão (Betim) e sua equipe.




O Vice-Presidente da Associação Paulo Carneiro nos informou que teve muitas dificuldades no início de sua fundação 24/08/2006, mas a perseverança e a força de vontade de toda Diretoria fizeram com que esta humilde ADEFIC se mantivesse funcionando até hoje. A mesma foi reconhecida como Entidade de Utilidade Pública pela Lei Municipal nº 1.776/2009 e pela Lei Estadual nº 9.183/2010.

Depois que o Vice-Presidente fez sua explanação, convidou o Secretário Adjunto de Transportes e Trânsitos e sua equipe para compor a mesa, com a palavra Betim disse que neste Governo já se fez muito pelo trânsito de Caxias, como várias ramas para cadeirantes, sinalizações, faixas para pedestres e estava para ouvir as reclamações e sugestões.




As reclamações foram muitas por falta de acessibilidades nos comércios, lojas, calçadas e etc. Principalmente falta de respeito nos estacionamentos, que embora havendo vagas exclusivas para cadeirantes e idosos, outras pessoas ditas “normais” ocupam essas vagas por pura arrogância e desrespeito aos que têm poucas ou nenhuma mobilidades. 

Neste momento o SGT  J. Costa disponibilizou os números de seus telefones (99) 98800 – 8840 & (99) 98114 – 4305 para quando houver quaisquer desrespeito de motoristas contra cadeirantes ou idosos chamá-lo 24 horas por dia para autuar esses transgressores das Leis.

Foram denunciados as formas de alguns motoristas dos ônibus coletivos, neste momento, Betim chamou o gerente da empresa, como o gente não poderia comparecer, enviou outro membro da diretoria Sr. Maranhão que falou que as denúncias serão averiguadas e corrigidas, também disponibilizou o número de seu telefone (99) 98857 – 3545 para quando os motoristas cobrarem passagens de pessoas com 65 anos ou mais e não respeitarem os deficientes e prometeu que os ônibus iriam funcionar de segunda-feira a domingo, se assim o Secretário Adjunto ordenasse, quando perguntaram ao Betim se os ônibus iriam funcionar aos domingos ele falou que sim. Porém como já era de se esperar de pessoas como Alberto Simão (Betim), os ônibus coletivos não trafegaram no domingo dia 03/12/2017, ou seja, Betim não honra a palavra empenhada.

Nas sugestões, houve solicitação para colocar semáforos nos cruzamentos da Rua Manoel Gonçalves com a Avenida Central; Avenida da Coheb com a Avenida Volta Redonda; como faixas de pedestres em frente às Escolas Municipais, foram exigidos que os Guardas Municipais também controlassem o transito em frente das Escolas Municipais e Estaduais.

No final da Audiência Pública ficou acordado que no sábado dia 02/12/2017 às 7h00 alguns cadeirantes e outros deficientes junto com a equipe de Transito de Caxias iriam fazer e fizeram uma Blitz da Educação Cidadã que foi um sucesso.



A ADEFIC não se conteve só com essas ações, hoje 04/12/2017 foi para a Câmara de Vereadores reivindicar que os Vereadores fizessem uma Frente Parlamentar para fiscalizar se os direitos das pessoas com deficiências estão sendo cumpridos, na galeria estavam as Associações dos Surdos, dos Cegos, dos Autistas e dos Deficientes Físicos.





O Vereador Darlan usou o Grande Expediente para sugerir aos colegas que se crie a Frente Parlamentar para dá suporte e cobrar quem de direito que se cumpra os direitos dos Deficientes, o Vereador SGT Moisés pediu a parte e falou da brilhante iniciativa do seu colega parlamentar, foi a favor da criação da Frente Parlamentar, o Vereador Ramos, o Vereador Duval Júnior e o Vereador Catulé todos esses Parlamentares foram a favor da criação da Frente Parlamentar dos Deficientes, com a garantia de que a solicitação da ADEFIC foi contemplada, encerrou a Sessão.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário