terça-feira, 2 de janeiro de 2018

DELAÇÃO DE JACOB BARATA FILHO DEIXA EMPRESÁRIOS E POLÍTICOS DO CEARÁ SEM DORMIR

02 de janeiro de 2018




Como bem lembrou Elio Gaspari em sua coluna na Folha, 2018 vem com tudo para que Jacob Barata Filho, o “Rei do Ônibus”, faça delação premiada na Lava Jato. Ele, que tem empresas de ônibus no Ceará, promete contar como lavava dinheiro com auxílio de empresários locais para beneficiar políticos.


Se tudo ocorrer dentro do previsto por Gaspari, Barata vai mostrar como o dinheiro vivo arrecadado com passagens em suas empresas de ônibus era repassado a empreiteiras, para que elas pudessem suprir os políticos com propina sem deixar rastro nos bancos.

Em contrapartida, as empresas beneficiadas — a Odebrecht, por exemplo — pagavam a mais a Jacob Barata Filho pelo dinheiro em cash por meio de uma corretora em transações bancárias lícitas no país ou no exterior.

Entenda

No caso específico do operador Álvaro Novis, no infográfico acima, ele tinha relação com a Fetranspor, que reúne as emrpesas de ônibus do Rio de Janeiro. Segundo a Folha, “desde a década de 1990, Novis gerenciava o caixa dois dessas companhias numa transportadora de valores. Ele era abastecido com o dinheiro recolhido nos coletivos”.

Por aqui

No Ceará, Jacob Barata Filho é ligado ao ex-deputado federal e empresário do ramo de ônibus Chiquinho Feitosa — a filha de Barata é casada com o filho de Feitosa.
Com a delação de Jacob, muitos empresários e políticos cearenses precisarão de doses cavalares de tranquilizante para dormir. A Lava Jato, que perturba agora a vida do ex-governador Cid Gomes, vai atazanar a existência de muita gente.



Fonte: Notícias Brasil Online






















Nenhum comentário:

Postar um comentário