15 novembro 2019

EM CAXIAS - MA O PREFEITO FÁBIO GENTIL CONTRATA OS PIORES ÔNIBUS PARA TRANSPORTES ESCOLAR

14 de novembro de 2019




Ontem 13/11/2019 um ônibus escolar da frota que atende o Governo de Caxias MA sofreu um acidente de trânsito na estrada do Baú enquanto transportava estudantes. Bem sabemos que acidentes podem acontecer com todos, por mais prudentes que sejamos




Mas o que aconteceu depois foi um show de horrores, os estudantes que se machucaram ficaram estirados no chão sem nenhum tipo de auxílio médico, sendo socorridos apenas por populares. Ao acionarem uma ambulância, foram informados que a mesma estava quebrada e não havia condições de enviar uma equipe médica até o local. 

Como a Direção da Escola Maria Marques Coura (Baú) se omitiu em não denunciar as condições precárias dos ônibus que transporta os alunos daquela escola e da Escola Maria do Carmo Paiva, como resultado, os acidentados foram transportados em carros de passeio que transitavam pela região, sabe-se lá em que condições. 


É incrível o quanto este Governo é omisso, incapaz, irresponsável e desprezível.


O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Caxias – MA / SINTRAP denunciou o Município ao Ministério Público Estadual, mais precisamente à 7ª Promotoria, que tem como uma de suas atribuições, defender os direitos e garantias das Crianças e Adolescentes no dia 12 de setembro de 2019, mas apesar disso o triste resultado não foi evitado.




No documento 02 – está a Ata de reunião extraordinária do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social-CACS/FUNDEB em que várias denúncias relativas ao transporte escolar são publicitadas: interrupção do serviço, condições precárias, galão de combustível transportado junto com os alunos, falta de detalhamento de gastos nas prestações de contas, dentre outros. Junta-se também os contratos das empresas de prestação de serviços de locação de veículos destinados ao transporte escolar do município de Caxias que comprovam os elevados valores despendidos pela municipalidade, além de fotografias que comprovam o alegado.



Porta do ônibus amarrada com cordas, não há nenhuma segurança neste transporte escolar.




À NOTÍCIA DE FATO Nº 073/2019

Em resposta ao ofício 7ªPJCAX 5692019

Assunto: Irregularidades no FUNDEB

Tragédia anunciada com muita antecedência – transporte estudantil de Caxias MA foi denunciado ainda em setembro de 2019 o SINTRAP representou ao Ministério Público via NOTÍCIA DE FATO Nº 073/2019 uma série de denúncias quanto ao transporte escolar de Caxias MA.




Não há sinalização neste ônibus que transporta alunos municipais e estaduais.





Dentre as irregularidades denunciadas:

interrupção do serviço, condições precárias, galão de combustível transportado junto com os alunos, falta de detalhamento de gastos nas prestações de contas, dentre outros.

Juntou-se também os contratos das empresas de prestação de serviços de locação de veículos destinados ao transporte escolar do Município de Caxias MA que comprovam os elevados valores despendidos pela municipalidade, além de fotografias que comprovam o alegado.



A situação do volante e painel é lastimáveis, traduz que a qualquer momento haverá um acidente.




Os bancos dos ônibus, se isto pode se chamar de bancos!?





Se observar bem, faltam polcas nos parafusos nos pneus.






Mesmo o prefeito Fábio Gentil, pagando caríssimo aos proprietários dos ônibus (seus apoiadores financeiros nas campanhas eleitorais) os alunos caxienses correm riscos de vidas, por causa das condições precárias dos ônibus.



Caxias MA, 14 de novembro de 2019



SINTRAP


















Nenhum comentário: