07 abril 2020

O AGRADECIMENTO E DEFESA DO SINTRAP AOS TRABALHADORES DA SAÚDE

Máscara fornecida aos profissionais de saúde de Caxias MA

7 de abril de 2020



Hoje, 7 de abril, é considerado pela Organização Mundial de Saúde – OMS, Dia Mundial da Saúde, ou seja, dia de refletirmos a importância da área da Saúde e dos trabalhadores e trabalhadoras nesse segmento que diariamente lutam para salvar vidas, na maioria das vezes arriscando as  próprias.  A ele(as) mais do  que nossos aplausos,  os nossos agradecimentos


E nesse momento de emergência mundial em Saúde por conta da pandemia do coronavírus, além de deixar nossos agradecimentos aos trabalhadores e trabalhadoras, não podemos nos esquecer que diante do nosso quadro, o dia também é de luto:

▪Luto pelo descaso com que a Saúde tem sido tratada pelos sucessivos governos.

 ▪Luto pelo desmonte das políticas públicas de saúde e, principalmente, o sucateamento do Sistema Único de Saúde – SUS.

▪Luto pela falta de valorização dos trabalhadores (as) de saúde que trabalham muitas vezes em jornadas extenuantes e sob forte pressão.

▪Luto pelo descaso da Prefeitura Municipal de Caxias-MA que tem sido negligente com os trabalhadores (as) de saúde, negando-lhes o adicional de insalubridade a que os mesmos têm  direito por trabalharem em condições insalubres que colocam em risco a sua vida e de seus familiares.

▪Luto pelas remoções arbitrárias e ilegais dos trabalhadores (as) de uma unidade para a outra numa política de assédio moral, amedrontadora e opressora, sobretudo aos trabalhadores contratados, que trabalham sem quaisquer garantias.

▪Luto pela NÃO existência de Plano de Cargos e Salários, o qual, segundo a Lei 8.080 (Lei que instituiu o SUS), é obrigatório para as entidades que compõe o sistema, como municípios e estados. 

▪Luto pela não incorporação das gratificações aos vencimentos dos trabalhadores, de modo que as mesmas são retiradas desses no momento de férias, licenciamento e aposentadoria.

▪Luto pela não garantia de equipamentos de segurança adequados, aos trabalhadores que em momento de pandemia, como o que vivemos, os mesmos têm que trabalhar, utilizando máscaras artesanais, feitas de boa vontade pela população, quando os dados mostram que os profissionais de saúde são o grupo de maior risco, vez que estão na linha de frente do combate ao vírus.

Assim, o SINTRAP, uma vez que agradece  os trabalhadores e trabalhadoras da Saúde de Caxias, manifesta sua indignação com o contexto caótico da saúde pública no Brasil como um todo, e na nossa localidade: Município de CAXIAS-MA, exigindo do Prefeito Fabio Gentil, bem como, a vigilância do Ministério Público : 

▪Defesa incondicional e resoluta do SUS, assim como, a sua ampliação.

▪Proteção integral dos trabalhadores e trabalhadoras da Saúde com o fornecimento de epi´s adequados!!!

▪Pagamento do adicional de insalubridade, horas extras e adicional noturno!!!

▪A nomeação dos profissionais de saúde aprovados e classificados no último concurso público!!!

▪Formulação do Plano de Cargos e Salários dos profissionais da Saúde!!!



Caxias-MA, 07 de abril de 2020

             
Direção - SINTRAP














Nenhum comentário: