25 outubro 2020

FOLHA PUBLICA CRÍTICA CONTRA SUA PRÓPRIA REPORTAGEM SOBRE PATRIMÔNIO NÃO DECLARADO DE BOULOS

Guilherme Boulos (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247 | Reprodução)

 25 de outubro de 2020


A coluna Ombudsman da Folha de São Paulo deste domingo (25) notou que o título da matéria sobre “omissão de patrimônio” de Guilherme Boulos “induz ao erro e promete muito mais do que entrega”, o que compromete o conceito de imparcialidade no jornalismo


247 - A coluna Ombudsman da Folha de São Paulo publicou na manhã deste domingo (25) uma crítica à reportagem do mesmo jornal da última quinta-feira (22), intitulada: “Confrontado, Boulos corrige patrimônio após omitir conta bancária em declaração de bens”. Nela, se passa a ideia de que o candidato à Prefeitura da cidade de São Paulo omite um patrimônio milionário. No entanto, a reportagem em si fala de uma correção de declaração de bens para incluir saldo de R$ 579,53 em conta.

A coluna, escrita por Flavia Lima, traz críticas contundentes à postura da Folha. Primeiro, é dito que o título da reportagem original “induz ao erro e promete muito mais do que entrega”, o que é tendencioso e demonstra parcialidade.

Lima também diz que, “para reforçar suas credenciais de apartidarismo”, o jornal se voltou contra Boulos, mesmo não havendo nada alarmante sobre seu caso: “a questão é que isso não pode ser feito vendendo-se gato por lebre. Sob pena de reduzir o esforço a uma demonstração precária de imparcialidade, que parece subestimar a capacidade dos leitores de julgar o que é relevante”, disse a colunista. 

 

 

Fonte: Brasil 247  por  Flavia Lima, da Folha












Nenhum comentário: